Projeto Viver 60+ https://projetoviver60mais.org.br Viver Mais e Melhor. Wed, 02 Apr 2025 13:09:01 +0000 pt-BR hourly 1 https://projetoviver60mais.org.br/wp-content/uploads/2025/02/favicon-viver-60-mais-150x150.png Projeto Viver 60+ https://projetoviver60mais.org.br 32 32 Lançado o Projeto Viver 60+ em Ceilândia https://projetoviver60mais.org.br/lancado-o-projeto-viver-60-em-ceilandia/ Wed, 02 Apr 2025 09:00:06 +0000 https://projetoviver60mais.org.br/?p=764

Lançado o Projeto Viver 60+ em Ceilândia

Por meio de atividades culturais, físicas e recreativas, o projeto busca proporcionar mais saúde, disposição e qualidade de vida aos seus participantes

Foi lançado nesta segunda-feira (31), em Ceilândia, o Projeto Viver 60+, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) em parceria com o Instituto Latino-Americano de Educação para a Segurança (ILAES). O projeto tem como objetivo promover saúde, bem-estar e interação social para a população idosa, proporcionando mais qualidade de vida e alegria nessa fase tão especial.

O evento de lançamento foi repleto de animação e contou com a apresentação das atividades planejadas para promover a saúde física, mental e social dos idosos da região.

Um novo olhar para a terceira idade

O Projeto Viver 60+ nasce com o propósito de transformar a vida das pessoas idosas do DF, proporcionando espaços de acolhimento, aprendizado e bem-estar. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados em viver essa fase da vida com mais disposição, alegria e interação.

O evento contou com a participação da Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani; da Subsecretária de Políticas para o Idoso, Dolores Ferreira; da Presidente do ILAES, Rachel Machado; e do Vice-Presidente, Ronny Azevedo.

Para Ana Leide Lopes de Menezes, de 58 anos, moradora do Incra 9 e trabalhadora em Ceilândia, o projeto chegou em boa hora. “Fiquei sabendo do projeto pela internet e na ginástica que faço nas quadras. Com certeza, vou participar. É bom demais, maravilhoso. Nesse primeiro contato aqui em Ceilândia, achei muito interessante o acolhimento, a educação e o tratamento. Se eu puder, vou participar de todas as atividades”, afirmou Ana Leide.

O Projeto Viver 60+ atua em conformidade com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), promovendo iniciativas que garantam o envelhecimento ativo, a dignidade, a autonomia e a participação plena das pessoas idosas na sociedade. Para Rachel Machado, Presidente do Ilaes, “Participar desse projeto, idealizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS), como parceiros institucionais, reforça nosso compromisso com a promoção da segurança humana, assegurando a inclusão e a participação equitativa de todas as pessoas idosas na sociedade brasileira.”

As atividades do Projeto Viver 60+ já estão em funcionamento em diversas regiões do Distrito Federal, como Itapoã, Samambaia, São Sebastião, Plano Piloto – Asa Norte e Recanto das Emas. Agora, com o lançamento em Ceilândia, mais pessoas idosas poderão se beneficiar das atividades, que ocorrerão às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h.

Os interessados em participar podem realizar a inscrição pelo site www.projetoviver60mais.org.br ou presencialmente no núcleo de Ceilândia, localizado na QNM 08 CJ. F Lote 47 Loja 2 e 3, Ceilândia Norte.

Projeto Viver 60+

O Viver 60+ é um programa que visa a promoção do bem-estar da população idosa, incentivando a socialização, a prevenção de doenças e a participação ativa na sociedade. Por meio de atividades culturais, físicas e recreativas, o projeto busca proporcionar mais saúde, disposição e qualidade de vida aos seus participantes.

Sobre o ILAES

O Instituto Latino-Americano de Educação para a Segurança – ILAES é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade realizar o atendimento direto ao público-alvo de seus projetos, além de promover e desenvolver estudos, pesquisas e ações voltadas para governança, desenvolvimento e segurança humana.

Mais informações

Para saber mais sobre o Projeto Viver 60+, entre em contato pelo WhatsApp: (61) 98114-1222.

]]>
Ceilândia Norte recebe novo núcleo do Viver 60+ com serviços para pessoas idosas https://projetoviver60mais.org.br/ceilandia-norte-recebe-novo-nucleo-do-viver-60-com-servicos-para-pessoas-idosas/ Tue, 01 Apr 2025 18:54:12 +0000 https://projetoviver60mais.org.br/?p=774

Ceilândia Norte recebe novo núcleo do Viver 60+ com serviços para pessoas idosas

Por Camila Coimbra

O Projeto Viver 60+, lançou um novo polo em Brasília, desta vez, o lançamento acontece na região da Ceilândia Norte. A ação tem como objetivo reunir diversas áreas do conhecimento para proporcionar atividades voltadas para a saúde, o bem-estar e a socialização da população idosa. A programação inclui fisioterapia, psicologia, enfermagem e instrutores de dança. Além de passeios culturais e debates sobre etarismo e inclusão da pessoa idosa no mercado de trabalho. Essa iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) e o Instituto Latino-Americano de Educação para a Segurança (ILAES).

“Hoje, a gente está inaugurando em Ceilândia, já inauguramos São Sebastião, no Plano Piloto estamos na Asa Norte, além de Itapuã, Samambaia e Recanto das Emas. São seis espaços que estarão ativos pelos próximos 11 meses, oferecendo atendimento duas vezes por semana”, explica Rachel Machado, representante do ILAES.

Rachel Machado, representante do ILAES

“O projeto é legal porque ele reúne várias formações e atividades. Nós temos instrutores sociais de fisioterapia, psicólogos, enfermeiros, instrutores de dança e palestrantes especializados em temas pertinentes à terceira idade”, afirma Rachel. Além das atividades regulares, a programação inclui passeios culturais e eventos como bailes e rodas de conversa, incentivando a troca de experiências entre os participantes.

Ana Leite Lopes de Menezes, tem 58 anos, é moradora do Incra 9, Setor de Chácara e participou do lançamento da unidade na Ceilândia. “Eu não moro na Ceilandia, mas trabalho na região, a abertura desse projeto aqui me deixou animada para participar do 60+, eu já faço ginástica online e acho que esse projeto é maravilhoso para pessoas mais velhas como eu, o que mais me chamou a atenção foi o acolhimento, a educação e o tratamento oferecidos.”, conta Ana.

Atualmente, entre 12 e 20 profissionais atuam diretamente no projeto, incluindo produtores fixos nas regionais e agentes culturais envolvidos em eventos específicos. “Temos uma equipe grande para dar assistência, incluindo especialistas que trabalham com temas como etarismo, inclusão no mercado de trabalho e saúde integral. Acho que a riqueza do projeto está nessa equipe multidisciplinar, que consegue compreender a realidade das pessoas com 60 anos ou mais”, destaca Raquel Machado.

As atividades ocorrem nos turnos da manhã e da tarde, dependendo da localidade. “Os locais ficam abertos durante toda a semana, mas nossas atividades acontecem em horários específicos. No período da manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h. Em Ceilândia, por exemplo, estamos no turno vespertino, já em Samambaia, as atividades acontecem pela manhã”, explica. Os interessados podem acompanhar a programação por meio do site oficial do projeto (www.projetoviver60mais.org.br) e pelas redes sociais, além de grupos de WhatsApp criados no momento da inscrição.

O Viver 60+ já conta com mais de 400 inscritos e segue aberto para novas adesões. “Nossa intenção é que venham muito mais. A capacidade de atendimento é limitada, mas buscamos incluir todos os interessados, respeitando critérios de frequência e participação contínua. Temos atividades personalizadas e coletivas, sempre considerando o perfil dos participantes”, afirma Rachel. O projeto também promove clubes de leitura, jogos e encontros intergeracionais. “Queremos criar uma troca entre gerações, onde os idosos possam compartilhar suas histórias e aprender também.”

Em Ceilândia, onde o projeto foi recentemente inaugurado, a programação seguirá um cronograma específico, adaptado à realidade local. “Estamos começando com um diagnóstico individual e coletivo para entender as necessidades do público. Ainda este mês, teremos passeios culturais em comemoração ao aniversário de Brasília”, adianta. A ideia é proporcionar uma nova perspectiva da cidade aos participantes, destacando locais históricos e a contribuição dos pioneiros que ajudaram a construir a capital. “Queremos criar um roteiro diferente, mostrando Brasília de um jeito mais próximo para essas pessoas que participaram da construção da cidade. Muitos vieram de outras regiões e têm histórias importantes para contar.”

Por fim, Rachel Machado reforça a importância da participação da comunidade no projeto e na luta por políticas públicas voltadas à população idosa. “Nossa sociedade está envelhecendo, e precisamos estar preparados para incluir essas pessoas no nosso dia a dia, no trabalho, na cultura e nos direitos. Se não ocuparmos esses espaços, ninguém saberá do que precisamos.”

Ela destaca que a iniciativa da Sejus-DF busca consolidar uma política pública de longo prazo, garantindo a continuidade do atendimento e promovendo ações estruturadas com orçamento próprio. “Isso transcende governos, pois cria um legado para as futuras gerações. Precisamos ocupar esses espaços, falar sobre nossos direitos e viver essa fase da vida de maneira respeitosa e com inclusão”, conclui.

Jornal de Brasília

]]>
Ceilândia Norte recebe novo núcleo do Viver 60+ com serviços para pessoas idosas https://projetoviver60mais.org.br/ceilandia-norte-recebe-novo-nucleo-do-viver-60-com-servicos-para-pessoas-idosas-2/ Tue, 01 Apr 2025 13:02:02 +0000 https://projetoviver60mais.org.br/?p=773

Ceilândia Norte recebe novo núcleo do Viver 60+ com serviços para pessoas idosas

Para Maria Antônia de Faria, 72 anos, exercitar-se significava apenas caminhar até o mercadinho do bairro. Agora, com a chegada do novo núcleo do Viver 60+ a Ceilândia Norte, ela comemora a oportunidade de praticar dança, zumba e alongamento sem precisar sair da região. Mais do que isso, celebra o atendimento psicológico, essencial para ela e o marido, Tarcísio de Faria, 81, que enfrentam a depressão. “Isso vai mudar a nossa vida. Sempre sentimos falta desse apoio, e agora temos tudo isso aqui, perto de casa”, diz Maria Antônia.

O núcleo do Viver 60+ de Ceilândia Norte foi o sexto inaugurado desde fevereiro deste ano; atualmente, o programa conta com 23 polos espalhados por 15 regiões administrativas do DF | Fotos: Jhonatan Viera/Sejus-DF

O novo espaço, localizado na QNM 08, Conjunto F, Lote 47, foi inaugurado nesta segunda-feira (31/3) com a presença de mais de 80 pessoas. Criado em março de 2024 pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o Viver 60+ já atendeu mais de 3 mil idosos em 23 polos espalhados por 15 regiões administrativas. Agora, com a parceria do Instituto Latino-Americano de Educação para a Segurança (Ilaes), o projeto se expande para mais seis cidades, ampliando sua atuação e fortalecendo a missão de levar mais qualidade de vida à população idosa.

O polo de Ceilândia Norte foi o sexto inaugurado desde a formalização desta parceria, em fevereiro deste ano. Os demais núcleos, sob a responsabilidade do Ilaes na execução das atividades, foram instalados em São Sebastião, Plano Piloto, Itapoã, Samambaia e Recanto das Emas.

Maria Antônia de Faria comemora a inauguração do novo núcleo do Viver 60+, em Ceilândia Norte: “Isso vai mudar a nossa vida. Sempre sentimos falta desse apoio, e agora temos tudo isso aqui, perto de casa”.

Atividades diversificadas

O espaço oferecerá uma programação diversificada, incluindo artesanato, fisioterapia, acompanhamento psicológico, enfermagem, palestras, eventos culturais, hidroginástica, passeios e atividades lúdicas, além das já tradicionais aulas de dança e zumba. Para o aposentado Antônio Ferreira, 72, a novidade mais esperada é a fisioterapia, agora disponível perto de casa. “Tinha muita dificuldade para encontrar atendimento. Agora, posso cuidar melhor da minha saúde e me sentir mais disposto”, comemora.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância da ampliação do programa: “Desde o lançamento do Viver 60+, buscamos garantir que nossos idosos tenham acesso a atividades que promovam bem-estar e inclusão. Com essa ampliação e a parceria com o Ilaes, queremos alcançar ainda mais pessoas e levar esse cuidado para todos os cantos do Distrito Federal”.

Para a diretora-presidente do Ilaes, Raquel Altino Machado, a chegada do projeto a Ceilândia Norte representa um avanço essencial. “Este núcleo trará mais qualidade de vida para os idosos da região, oferecendo serviços que promovem saúde física, mental e socialização. Estamos felizes em contribuir para essa transformação”, afirmou.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)

Agência Brasília

]]>
Ceilândia recebe o Projeto Viver 60+ com evento dede lançamento https://projetoviver60mais.org.br/ceilandia-recebe-o-projeto-viver-60-com-evento-grandioso-de-lancamento-para-celebrar-a-melhor-idade/ Fri, 28 Mar 2025 21:09:35 +0000 https://projetoviver60mais.org.br/?p=751

Projeto Viver 60+ inicia atividades em Samambaia

No dia 31 de março, das 14h às 18h, Ceilândia será palco de um evento especial para as pessoas idosas da região. O Projeto Viver 60+ é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) em parceria com o Instituto Latino-Americano de Educação para a Segurança (ILAES). O projeto tem como missão promover saúde, bem-estar e interação social para a população idosa, proporcionando mais qualidade de vida e alegria para essa fase tão especial.

​A ação, que está presente em Samambaia, Plano Piloto – Asa Norte, Itapoã, São Sebastião, e Recanto das Emas, reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal em criar políticas públicas que valorizem a terceira idade, transformando o envelhecimento em uma fase de descobertas, convivência e muita vitalidade.

Um dia especial de atividades e integração

O lançamento do Viver 60+ promete uma tarde repleta de atividades voltadas para a saúde física, mental e social dos participantes. No evento, o público da melhor idade poderá desfrutar de ações recreativas e culturais, além de receber orientações com profissionais de diversas áreas da saúde, como fisioterapeutas, enfermeiros, terapeutas, educadores físicos e psicólogos. E uma oportunidade única para aprender mais sobre autocuidado, fazer novas amizades e se conectar com a comunidade.

Envelhecer com qualidade e alegria

O projeto Viver 60+ nasce com o propósito de transformar a vida das pessoas idosas do DF, proporcionando espaços de acolhimento, aprendizado e bem-estar.

Participe e viva mais e melhor!

Se você tem 60 anos ou mais, ou conhece alguém que possa se beneficiar do projeto, venha fazer parte desse momento especial! A participação é gratuita e aberta a todos os interessados em viver essa fase da vida com mais disposição, alegria e interação, a inscrição pode ser feita por meio do site: www.projetoviver60mais.org.br

Marque em sua agenda: dia 31 de março, das 14h às 18h, no endereço QNM 08 CJ. F Lote 47 Loja 2 e 3 Ceilândia Norte. Venha viver essa experiência e descobrir como é possível envelhecer com mais saúde e bem-estar!

Jornal Capital Federal

]]>
Projeto Viver 60+ inicia atividades em Samambaia https://projetoviver60mais.org.br/projeto-viver-60-inicia-atividades-em-samambaia/ Mon, 10 Mar 2025 15:45:15 +0000 https://projetoviver60mais.org.br/?p=731

Projeto Viver 60+ inicia atividades em Samambaia

Chegou a vez de Samambaia! O Projeto Viver 60+, idealizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS/DF), em parceria com o Instituto Latino-Americano de Educação para a Segurança (ILAES), dá início a suas atividades na região. A iniciativa busca incentivar o envelhecimento ativo, promovendo a qualidade de vida da população idosa por meio de atividades diversificadas.

​Os participantes do projeto terão acesso a uma programação especial, que incluem orientações com enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, exercícios físicos, oficinas culturais, rodas de conversa e momentos de lazer, contribuindo para o fortalecimento dos laços comunitários e para a autonomia das pessoas idosas.

​As atividades em Samambaia serão realizadas sempre às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, na QS 307 Conjunto 07 Lote 5/6 – Samambaia. Não perca!

Expansão e novos núcleos
​O Projeto Viver 60+ estará presente não apenas em Samambaia, mas também em outras regiões do Distrito Federal, como Plano Piloto – Asa Norte, Itapoã, São Sebastião, Recanto das Emas e Ceilândia. Acompanhe nosso site e redes sociais para conferir os endereços dos núcleos e a programação completa!

Sobre o Projeto Viver 60+
​O Viver 60+ é um programa que visa a promoção do bem-estar da população idosa, incentivando a socialização, a prevenção de doenças e a participação ativa na sociedade. Por meio de atividades culturais, físicas e recreativas, o projeto busca proporcionar mais saúde, disposição e qualidade de vida aos seus participantes.

Sobre o ILAES
​O Instituto Latino-Americano de Educação para a Segurança – ILAES é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade realizar o atendimento direto ao público-alvo de seus projetos, além de promover e desenvolver estudos, pesquisas e ações voltadas para governança, desenvolvimento e segurança humana.

Inscrições
​Os interessados podem se inscrever por meio do site: www.projetoviver60mais.org.br

Mais informações
Para saber mais sobre o Projeto Viver 60+, entre em contato pelo WhatsApp: (61) 98114-1222.

Em Samambaia

]]>
Projeto Viver 60+ chega a São Sebastião com atividades para a melhor idade https://projetoviver60mais.org.br/projeto-viver-60-chega-a-sao-sebastiao-com-atividades-para-a-melhor-idade/ Fri, 28 Feb 2025 16:16:57 +0000 https://projetoviver60mais.org.br/?p=621

Projeto Viver 60+ chega a São Sebastião com atividades para a melhor idade

Além de São Sebastião, o projeto levará atividades para o Plano Piloto, Itapoã, Samambaia, Recanto das Emas e Ceilândia.

Foi lançado nesta quinta-feira (27), em São Sebastião, em clima de festa e com muita alegria, o Projeto Viver 60+, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), em parceria com o Instituto Latino-Americano de Educação para a Segurança (ILAES), por meio de um termo de fomento.

O Viver 60+ expande suas atividades para seis Regiões Administrativas do DF, oferecendo uma programação diversificada para pessoas com 60 anos ou mais. Desta vez, chegou a São Sebastião levando uma equipe multidisciplinar focada na promoção da saúde, inclusão, lazer e socialização para pessoas idosas.

A cerimônia de lançamento do Viver 60+ reuniu autoridades, parceiros, a comunidade de São Sebastião na Chácara Morro da Cruz e participantes de outras regiões, o evento marcou o início das atividades, que serão realizadas semanalmente com os idosos cadastrados. A programação inclui exercícios físicos, oficinas culturais, rodas de conversa, orientacoēs com psicológicos, fisioterapeutas, enfermeiros e momentos de lazer.

Além de incentivar o envelhecimento ativo, fortalecendo os laços comunitários e promovendo o bem-estar dos participantes com ações voltadas para a saúde preventiva, socialização e atividades culturais, o projeto visa contribuir para a maior autonomia e qualidade de vida dos idosos.

Parceria para fortalecer o projeto

Com o intuito de fortalecer ainda mais o projeto, a Sejus-DF firmou parceria com o Instituto Latino-Americano de Educação para a Segurança (ILAES). Segundo a subsecretária de Políticas para o Idoso (SUBIDOSO), Dolores Moreira da Costa Ferreira, o Viver 60+ busca promover a dignidade das pessoas idosas, como prevê o Estatuto do Idoso, e proporcionar mais qualidade de vida.

“Cada pessoa, assim como o Estatuto do Idoso estabelece, tem a sua dignidade como pessoa 60+, como público idoso, pensando em trazer qualidade de vida. E, indo além, pensamos: por que não melhorar ainda mais o Viver 60+? Por isso, temos hoje a Rachel como parceira para nos ajudar a aprimorar ainda mais o projeto”, afirmou a subsecretária Dolores.

Ao falar sobre a expansão do projeto, a diretora-presidente do ILAES, Rachel Machado, ressaltou a satisfação de toda a equipe do Instituto em fazer parte e ajudar a desenvolver uma iniciativa tão significativa para a população idosa do DF.

“Para nós, é um prazer fazer parte do Viver 60+. Somos uma pequena parte desse programa, que envolve uma série de outras atividades. Venham com a gente! Estaremos prontos para atender da melhor forma possível. Vamos trabalhar com orientações, atendimento psicológico, fisioterapeutas, professores de educação física, dança e diversas atividades externas. Tudo isso com a proposta de ampliar o atendimento e melhorar a capacidade de acolher todos vocês com mais qualidade”, destacou Rachel.

Também participou da cerimônia de lançamento a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, que reforçou o compromisso da Sejus-DF com a população idosa do DF. “Queremos que vocês saiam de casa para se movimentar, conversar, dançar e viver! A inauguração deste projeto hoje reforça o nosso compromisso com vocês. São mais 4 milhões de reais destinados pelo Governo do Distrito Federal para expandirmos este projeto nas cidades e nos pontos de atendimento”, declarou a secretária.

Próximos destinos

Além de São Sebastião, o projeto levará atividades para:
Plano Piloto – SGAN 910, Conj. F/G, Asa Norte
Itapoã – Quadra 310, lote 2, Del Lago
Samambaia – QS 307, Conj. 07, lote 5/6
Recanto das Emas e Ceilândia – Endereços a confirmar

Inscrições: www.projetoviver60mais.org.br

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (61) 98114-1222.

]]>